Data Center e Virtualização
As organizações estão cada vez mais dependentes da forma como é tratada a informação, quer ao nível do acesso à informação quer ao nível do armazenamento.
Os Data Center têm uma importância vital para a vida das empresas. Assim, a concepção e implementação da sua infraestrutura física deve obedecer a um planeamento detalhado, por forma a responder a alguns princípios fundamentais: simplicidade, flexibilidade, escalabilidade, modularidade e alta disponibilidade.
Na concepção da infraestrutura física de um Data Center é necessário dar resposta a um conjunto de requisitos fundamentais: cablagem, segurança física, climatização, racks, energia e gestão da infraestrutura, devendo a sua implementação obedecer a critérios de simplificação e redundância, minimizando o factor de erro humano.
A solução de Data Center Virtualizado da IT One permite agregar toda a infraestrutura, através da criação de uma camada de abstracção sobre a infraestrutura de hardware que a suporta (Servidores, Storage, Backups, Libraries), eliminando as restrições físicas existentes e tornando os recursos virtualizados mais disponíveis para serem utilizados e libertados quando necessário, respondendo mais eficazmente às aplicações mais exigentes.
As técnicas e o âmbito da virtualização têm sofrido uma grande evolução nos últimos anos, resultado das vantagens inerentes ao conceito da virtualização em si, hoje em dia aplicável a vários sistemas e componentes integrantes de qualquer infraestrutura de tecnologias de informação:
- Consolidação de servidores
Com a virtualização de servidores, os sistemas operativos como o Windows, Linux e Solaris podem ser executados como máquinas virtuais num único servidor físico, cada um com acesso aos recursos de computação disponíveis, resultando na rentabilização da capacidade de computação de cerca de 10-15% para 80-90%.
- Virtualização de redes
A virtualização de redes é a reprodução completa de uma rede física através de software. As redes virtuais oferecem os mesmos recursos e garantias de uma rede física, fornecendo ainda os benefícios operacionais e a independência do hardware da virtualização. As aplicações são suportadas na rede virtual exactamente como se estivessem numa rede física.
- Virtualização de desktops
A virtualização de desktops permite que a sua organização crie e armazene os ambientes de trabalho dos seus colaboradores de forma centralizada, e com a consequente simplificação na gestão do parque informático. Apresenta benefícios como a disponibilização de novos postos de trabalho em minutos, independência do hardware do Cliente (ambiente de trabalho no PC, portátil, tablet, smartphone, etc.), suporte e manutenção simplificados, e uma maior segurança da informação.
- Virtualização de aplicações
A virtualização de aplicações confere aos utilizadores o acesso, em qualquer lugar, às suas aplicações, a partir de qualquer dispositivo autorizado (fixo ou móvel), sem necessitar de instalação. Assegura uma grande flexibilidade e a constante acessibilidade às ferramentas corporativas da organização.
- Virtualização do armazenamento
A virtualização do armazenamento (Storage) é a abstracção lógica dos sistemas físicos de armazenamento, e a disponibilização destes sistemas aos servidores como um serviço. Representa grandes ganhos com a diminuição da complexidade e simplificação da gestão, nunca sacrificando a integração dos dados, disponibilidade e performance.
Principais benefícios da adopção da virtualização como modelo tecnológico do Data Center
- Consolidação de Servidores
Permite a redução, em média, de dez vezes o volume de hardware a adquirir, diminuição dos custos operacionais até 50% e redução dos custos de energia em cerca de 80%.
- Data Center criado por hardware e definido por software
Permite disponibilizar os serviços de TI sem a complexidade e rigidez do hardware especializado. Possibilita a gestão automatizada de operações, impulsionando novos níveis de utilização de recursos e de produtividade da equipa de TI.
- Continuidade do negócio
A virtualização de servidores, desktops e aplicações numa plataforma com protecção de dados e alta disponibilidade, recorrendo também a soluções de backups, elimina o tempo de inactividade planeada e minimiza o tempo de inactividade não planeada, com os consequentes benefícios de operacionalidade e rentabilidade do negócio.
- Gestão cloud-based unificada
Permite a automatização do aprovisionamento de servidores, desktops e aplicações, simplificando a administração e maximizando a eficiência operacional.
- Recuperação de desastres
Disponibilização de mecanismos simplificados de recuperação de desastres para as aplicações e sistemas virtualizados, num modelo financeiramente mais acessível e com uma capacidade de recuperação automática.